Publicações
Pague direto pelo internet banking ou app
No seu internet banking ou aplicativo, deve haver uma seção para o Débito Direto Autorizado (DDA).
Por meio do DDA, você pode pagar boletos registrados em seu CPF sem nem precisar do código de barra.
Essa é a sua maior para arma para se defender de boletos falsos. Boletos que não foram registrados em seu CPF não aparecem no DDA, o que evita diversas fraudes.
Quando você faz uma compra na internet, a loja deve registrar o boleto em seu CPF e o documento constará diretamente no DDA, sem que você precise usar o número do boleto nem o código de barras.
Intermediadores de pagamento
Se não for possível confirmar o beneficiário do boleto ou a empresa não souber informar o nome da intermediadora que utiliza, desconfie. Não pague o boleto antes de ter certeza, pois o dinheiro pode acabar na conta de um criminoso.
Boletos por e-mail, promoções e descontos
Existem golpes em que os criminosos entram em contato com as vítimas, seja por e-mail ou por mensagens em aplicativos e redes sociais, para oferecer descontos e promoções. Eles então enviam um boleto para fechar o negócio, mas nunca entregam o que foi prometido.
É comum que os golpistas se passem por agentes de instituições financeiras para oferecer descontos em dívidas. Antes de prosseguir, entre em contato com a instituição financeira e questione se o suposto representante está realmente autorizado a realizar esse tipo de acordo.
fonte: contabeis.com
Como identificar se um boleto é verdadeiro ou falso?